Secretaria de Saúde fala sobre a carência de médicos nas unidades de saúde

saude1A Secretaria de Saúde juntamente com a represente da Fundação Hospitalar Santa Otilia de Orleans, reuniram-se, na última quinta-feira (16/03), para falar sobre a carência de médicos na rede pública de saúde. 

De acordo com a Secretária de Saúde, Luana Debiasi, nas unidades de saúde São José, Padre Santos Spricigo, São Francisco, Santa Luzia e Santo Antônio está ocorrendo o atendimento médico regularmente. Entretanto, as unidades Nossa Senhora Aparecida localizada na Pindotiba, o São Roque próximo ao cemitério (apenas referência) e São Donato, no Centro, lamentavelmente não possuem o atendimento do profissional médico. Ela explica, que alguns médicos desligaram-se da equipe. Por está razão, estas três unidades de saúde não contam com o atendimento médico. 
As subunidades de saúde do interior foi outro assunto debatido. Segundo a Secretária Adjunta, Alana Stols Cruzetta, a ausência de atendimento médico nas unidades de saúde na zona rural, é uma determinação provisória da prefeitura. Tendo em vista que alguns dados epidemiológicos estão sendo avaliados. Além disso, os técnicos de Enfermagem foram remanejados para as Unidades de Saúde de referência. Mesmo não havendo o atendimento médico nas subunidades, Cruzetta afirma que as pessoas devem se dirigir para a sua unidade referência, o qual será feito todo o atendimento e encaminhamento se necessário. 
Em relação ao atendimento no Hospital Santa Otilia, a enfermeira e representante da entidade, Cristiani Vavassori relatou, que qualquer paciente que chegar ao local é atendido. A mesma diz ainda, "ninguém vai pra casa, sem receber o atendimento médico". As reclamações devido o postura médica são inúmeras. Ela conta, que a conduta médica é soberana, não é de responsabilidade do hospital. 
Para finalizar, a Secretária de Saúde, lembra que as inscrições para o concurso público na área da saúde estão abertas. E que a partir do dia 16 de maio, os aprovados serão imediatamente convocados.

saude2