Secretaria da Agricultura e Epagri incentivam agricultores a se tornarem microempreendedores

leite1Na última segunda-feira (13/03), o Secretário da Agricultura, Cristóvão Crocetta, na companhia da Médica Veterinária e Coordenadora do Serviço de Inspeção - SIM, Cristina Galvane, juntamente com os membros da EPAGRI de Orleans, o Engenheiro Agronômo, Robson Costa, a Extensionista Social, Dirce V. Sandrini e do casal, Louremar e Salete passaram a manhã conheceram o Laticinio Bortoluzzi, em Siderópolis. Vale mencionar que o produtor, Louremar Chequetto residente em Orleans e junto a sua esposa, Salete Lubave trabalham na produção leiteira. Além disso, eles têm o desejo de se tornarem microempreendedores,

desenvolvendo derivados de leite, sobretudo, a produção de queijos. Por está razão, em parceria com a Epagri de Orleans e Siderópolis, a Secretaria da Agricultura através do Serviço de Inspeção Municipal visitaram o Laticínio Bortoluzzi, localizado na comunidade de Jordão Alto, em Siderópolis com a finalidade de conhecer um pouco mais sobre a produção de queijo. Cabe destacar, que a empresa de laticínio foi inaugurada há duas semanas, através de uma parceria SIM e Epagri de Siderópolis. Segundo o proprietário da empresa, Realino Bortoluzzi, o laticínio inicialmente beneficia por dia cerca de 200 litros, trabalhando com a média de 8,5 litros de leite para cada Kg de queijo colonial produzido, porém possui capacidade para processar 400 litros de leite diariamente. A Médica Veterinária e Coordenadora do Serviço de Inspeção - SIM, Cristina Galvane, ressalta que o objetivo da visita é incentivar não somente o produtor Louremar e sua esposa, mas também todos produtores de leite do município de Orleans a investir em industrias beneficiadoras de leite com Serviço de Inspeção Municipal - SIM. Com o intuito do produtor agregar valor ao seu produto e, comercializa-lo dentro da legalidade em toda a cidade. A Prefeitura de Orleans, por meio da Secretaria da Agricultura com o Serviço de Inspeção Municipal - SIM, além de prestarem Inspeção periódica nos estabelecimentos que já atuam no município, tais como: entrepostos de carnes e de ovos, tem o compromisso de incentivar os microempreendedores que desejam investir no ramo de alimentos de origem animal, realizando acompanhamentos na formulação de plantas estruturais e, informações teóricas de processamentos de acordo com as legislações vigentes. Para concluir, a Secretaria da Agricultura em parceria com a Epagri são grandes incentivadoras dos microempreendedores, buscando financiamentos altamente rentáveis.

leite3